sexta-feira, 27 de junho de 2014

Falsa simetria da objetificação dos homens e a violência das piadinhas sem graça

Hoje vi uma imagem ser compartilhada no ~feisse~ por um conhecido meu. A imagem compartilhada era, originalmente, da página super engraçada [/ironia/] Bolsonaro zuero 3.0....daí já se imagina que o conteúdo não é dos melhores. Felizmente, creio eu, não achei mais a imagem, isso pq o conteúdo dela era uma suposta piada, mas com conteúdo de extremo mau gosto, pra dizer o mínimo. 
Basicamente, pegaram uma foto de um homem qualquer assediando uma mulher que passava na rua (não trato como cantada. É ASSÉDIO mesmo) e a imagem de outra mulher chamando esse mesmo cara de machista. Na mesma montagem, abaixo, uma foto do jogador da seleção brasileira, o Hulk, e uma mulher que dizia, dentre outras frases, a coisa mais atroz que poderia "mim estupra". Fiquei horrorizada quando li isso, sério.
Primeiro: comparar o assédio que mulheres sofrem DIARIAMENTE com a objetificação dos jogadores de futebol, especialmente nessa época de copa do mundo, onde todos os olhos de bilhões de pessoas do mundo toda estão voltados para o futebol e, mais especificamente, para os grandes astros deste esporte. Nós, mulheres, achamos sim os jogadores bonitos, olhamos, admiramos. Comparar isso ao ASSÉDIO que sofremos é bem...idiota. Sim, claro não há comparação. Homens não são medidos por sua beleza, tanto que existem jogadores de futebol, a maioria, considerados como feios pelo padrão de beleza vigente, mas seu talento não tem a ver com beleza, até pq pra jogar futebol não precisa ser bonito. Por outro lado, uma mulher que seja, sei lá, CEO de uma grande empresa de informática, ou mesmo presidente de um país, vai ouvir comentários e CRÍTICAS caso não siga o padrão de beleza, mesmo que isso não tenha influência NENHUMA sobre a atividade que exerce. A mulher não precisa ser competente, ela tem que ser bonita, tem que enfeitar o ambiente, normalmente somos julgadas pela aparência. Terrível...só sabe quem já sentiu ou sente na pele.
Agora a pior parte dessa """""""brincadeirinha""""""": uma mulher pedindo para ser estuprada.
MEU, QUEM FOI O ESCROTO QUE PENSOU NUMA COISA RIDÍCULA DESSAS???? Provavelmente alguém que é fã de Rafinha Bastos (aquele que fez a piadinha de que algumas mulheres deveriam agradecer por serem estupradas). E quase certeza que foi um homem. Uma mulher, mesmo que desconhecedora das lutas e das ideias feministas, sabe muito bem o que é passar pelo medo de ser estuprada.
"Ahh mas hoje em dia a violência tá muita ne todo mundo tem medo". Não, a maioria das mulheres quando precisam andar sozinhas não têm medo de serem assaltadas, o medo maior é o de ser estuprada. A violência sexual é uma atrocidade contra mulheres e que acontece diariamente, então fazer uma "piada" leviana na qual uma mulher pede para que isso aconteça, só pode ter sido feita por alguém que nunca sentiu medo de ser estuprado, alguém que não sabe o que é andar na rua sem ser assediado, que provavelmente nunca vai sofrer uma violência sexual, um crime recorrente e que nem na maioria das vezes, o culpado nunca é punido e que o machismo estrutural faz com que quem seja culpabilizada seja a vítima. 
Depois ainda falam que mulheres estão sozinhas pq são chatas. Não, as mulheres simplesmente perceberam que 1- um relacionamento saudável é sim muito bom (eu mesma estou em um e está sendo maravilhoso), mas não é necessário pra felicidade; 2- as mulheres NÃO ACEITAM MAIS certos tipos de comportamentos e até mesmo opiniões. Como que vc, mulher, vai manter um relacionamento com um cara que acha engraçado piadas de estupro??? Se isso é ser chata, bom, sejamos todas chatas. Não só chatas: insuportáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário