segunda-feira, 29 de junho de 2015

Que mané #ElesPorElas, precisamos de #ElasPorElas


Esses dias GNT e ONU lançaram a campanha #ElesPorElas, a versão brasileira da já lançada campanha internacional #HeForShe. Basicamente, o objetivo é conseguir a ajuda dos homens pra que alcancemos a igualdade de gênero........Bom, pra mim isso é problemático em níveis que eu não consigo nem explicar. 

Sério mesmo que temos que explicar para os homens que é errado nos estuprar, nos matar, nos assediar, nos pagar menos? É realmente necessário explicar que somos seres humanos e merecemos respeito? É difícil entender que não nascemos para ser submissas por que somos mulheres? Olha, foi mal, mas eu me recuso a fazer isso. Achei que era óbvio que estuprar é errado. E, por favor, sem essa de "ah mas o machismo afeta os homens porque aí eles não podem demonstrar sentimentos" HAHAHAHA olha, alguém que fala isso eu tenho muita vontade de: rir. O machismo afeta tanto os homens que os coitados são cheios de privilégios. E o privilégio masculino é utilizado (por eles, pra ficar bem claro) para nos oprimir. É só olhar os números alarmantes de violência doméstica no Brasil - sem contar estatísticas mundiais -;  os casos de países em que a prática da mutilação genital ainda é realizada, com o simples intuito de controlar a nossa sexualidade; e vejam só, os soldados da própria ONU acusados (alguém tem dúvidas de que aconteceu?) de estuprar mulheres que estavam em busca de ajuda. Isso sem falar dos assassinos em série...sempre são homens matando mulheres...quantas histórias vocês ouviram de alguma mulher que mata apenas homens? Tem o serial killer de Goiânia, que matou 39 mulheres, o do Rio de Janeiro. Lembram do caso Realengo? Aquele em que um jovem entrou atirando em uma escola do Rio de Janeiro e realizou um verdadeiro massacre? Então, o que pouca gente sabe é que ele atirava pra matar apenas as: meninas. Foi um crime de ódio contra mulheres, apesar de pouca gente falar isso. Casos como esse encontramos aos montes, no Brasil e no mundo.

São eles que queremos falando por nós? Já me adianto: não adianta dizer que "ah mas não são todos". Quando você, mulher, está andando na rua à noite, sozinha, no escuro, e vê um homem..um homem qualquer, que você nunca viu na vida e não sabe nada sobre, você sente o quê? Todas as minhas minhas amigas, colegas, conhecidas e etc são unânimes: sentem medo. Sentimos M-E-D-O. Só não ficamos com medo se for um conhecido no qual confiamos, ou seja, sentir medo é a regra, não a exceção, então não vou me desculpar por generalizar.

Temos capacidade suficiente pra falar por nós mesmas. Podemos falar umas pelas outras, ajudar umas as outras. Imaginem só o que seria de nós se as pioneiras tivessem esperado pelos homens para nos conceder alguma coisa!!Tudo o que o movimento feminista conquistou foi com muita luta e batalha, nada foi de graça, não aconteceu porque de uma hora pra outra os homens decidiram ser legais e "ah vamos dar pra vocês o direito de votar", 'hmm acho que vocês podem fazer nível superior", "nossa, que tal deixarmos vocês serem votadas?". Não foi assim e tenho quase certeza que nunca será. Um exemplo super recente disso, aqui no Brasil, foi a rejeição da Câmara a proposta de cotas para mulheres. Somos metade da população e pedimos apenas 15% do número de vagas no Congresso, mas foi rejeitado. É sério que queremos ELES falando por NÓS? 

Feminismo é um movimento de mulheres, por mulheres e para mulheres.Não precisamos de homens ditando o que devemos fazer - ou alguém tem dúvidas de que isso vai acontecer mais ainda? 

Sou muito mais o #ElasPorElas, o #SheForShe.





Nota: a imagem foi retirada da FanPage da Nádia Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário